fbpx

SAPICOMOTOS #RODAREVIVER

Sapico Motos #RODAREVIVER Desde 2007
Trocar ou Esticar a Relação da Moto? Entenda o Momento Certo
Quando trocar e quando esticar a relação de corrente da moto

Se você é um entusiasta de motos, provavelmente já ouviu falar sobre a importância da relação da moto. Essa relação, composta por corrente, coroa e pinhão, desempenha um papel fundamental no desempenho e eficiência da sua moto. 

Uma das perguntas mais comuns que os motociclistas fazem é: Quando trocar a relação da corrente da moto

Nas próprias linhas desse texto vamos falar sobre esse assunto em detalhes para te ajudar a entender o momento certo para tomar essa decisão.

Quando trocar e quando esticar a relação de corrente da moto

O Que é a Relação da Moto?

Antes de mais nada, precisamos entender o principal: o que é a relação de uma moto? Quais são suas funções nesse veículo?

A relação da moto se refere à combinação da corrente, coroa e pinhão que transmite a potência do motor para a roda traseira. Ela desempenha um papel fundamental no desempenho, eficiência e dirigibilidade da motocicleta.

A relação da moto pode ser configurada de várias maneiras, com diferentes números de dentes na coroa e no pinhão, afetando a relação de marcha da moto. 

Uma relação mais curta, com mais dentes na coroa ou menos dentes no pinhão, proporcionará mais aceleração, enquanto uma relação mais longa, com menos dentes na coroa ou mais dentes no pinhão, resultará em uma velocidade máxima mais alta.

Trocar ou Esticar: Entendendo a Diferença

A decisão de trocar ou esticar a relação da moto envolve escolher entre uma relação de marcha mais curta, mais longa, ou simplesmente a que o manual da motocicleta exige. E é claro que isso vai depender das características e do uso que você quer fazer da sua moto. 

Continue lendo para identificar qual é a sua necessidade. 

Trocar a Relação: Relação de Marcha Mais Curta

Trocar a relação da moto significa instalar uma coroa com menos dentes ou um pinhão com mais dentes, resultando em uma relação de marcha mais curta. 

Isso significa que a moto terá mais aceleração, mas uma velocidade máxima menor. Trocar a relação é uma escolha comum para motociclistas que desejam um desempenho mais ágil, especialmente em situações de arrancada e ultrapassagens.

Trocar a Relação: Relação de Marcha Mais Longa

Por outro lado, esticar a relação da moto envolve instalar uma coroa com mais dentes ou um pinhão com menos dentes, resultando em uma relação de marcha mais longa. 

Isso proporcionará uma velocidade máxima mais alta, mas menos aceleração. Motociclistas que preferem viagens de longa distância em estradas abertas costumam optar por esticar a relação para economizar combustível e reduzir a rotação do motor em altas velocidades.

Quando trocar a relação da corrente da moto

Quando trocar a relação da corrente da moto em caso de desgaste

Mais do que o desempenho da sua moto, antes de mais nada é importante atentar-se para sinais de desgaste! 

O kit relação dá alguns sinais quando é hora de trocar, que são: 

  • Desgaste na coroa ou pinhão;
  • Correia caindo, frouxa;
  • Ruídos ou trancos;
  • Atingir o limite de ajustes da sua transmissão.

Nestes casos, leve seu veículo ao mecânico com urgência, afinal, é a sua segurança em jogo. 

O Momento Certo para Trocar ou Esticar a Relação

O ideal é que a decisão de trocar ou esticar a relação da moto seja feita com o apoio de um especialista da área. Afinal, depende de diversos fatores, e o momento certo pode variar de motociclista para motociclista. 

Então para não te restarem dúvidas, confira esse checklist para analisar antes de tomar essa decisão:

Estilo de Pilotagem: Se você é um motociclista que gosta de acelerar nas curvas e fazer ultrapassagens rápidas, pode considerar trocar a relação para obter mais aceleração. Por outro lado, se prefere viagens longas em estradas, esticar a relação pode ser a escolha certa para você.

Tipo de Moto:  O tipo de moto que você possui também é um ponto a ser analisado na decisão. Motos esportivas tendem a se beneficiar de relações mais curtas para um desempenho superior, enquanto motos de turismo podem se beneficiar de relações mais longas para uma condução mais suave em estradas.

Ambiente de Pilotagem: Em quais lugares você costuma pilotar? Se você vive em uma área com muitas estradas sinuosas e movimentadas, uma relação mais curta pode ser vantajosa. Por outro lado, se a maioria das suas viagens é em estradas retas e longas, uma relação mais longa pode ser a melhor opção.

Orçamento e Disponibilidade: Trocar ou esticar a relação da moto envolve custos, é claro. Você precisará comprar as peças adequadas, além de pagar por mão de obra qualificada, caso você não entenda da área. Então, é sempre bom fazer cotações e analisar o melhor orçamento e custo-benefício antes de tomar qualquer decisão. 

Consulte um Profissional: Converse com um profissional antes de fazer qualquer alteração nas condições originais da sua motocicleta, pois isso pode interferir diretamente na sua ciclística e comportamento! Fale com um mecânico ou especialista em motos para receber orientações específicas com base no seu caso e não cometer nenhum erro. 

Aumentando a vida útil da relação da moto

Por fim, depois de tudo isso, é fundamental saber que a duração da relação da moto está diretamente ligada aos cuidados que você tem. 

Então, para aumentar a durabilidade da relação, indicamos que você faça:

  • A limpeza periódica do conjunto;
  • Verificar a tensão da corrente;
  • Manter a lubrificação em dia;
  • Usar peças de qualidade;
  • Respeitar os limites de velocidade para não forçar o kit.

Conclusão

A decisão de Quando trocar a relação da corrente da moto ou esticar a relação, é uma escolha pessoal que depende de uma série de fatores. É importante considerar seu estilo de pilotagem, o tipo de moto que possui, o ambiente em que costuma pilotar e seu orçamento, e claro, o estado da relação atual. 

E é sempre bom lembrar que qualquer modificação na relação da moto pode afetar o desempenho e a eficiência, por isso um especialista precisa ser consultado. 

Nosso desejo é que este conteúdo tenha te ajudado a tomar uma decisão coerente! Aproveite para acompanhar nosso blog e ler outros conteúdos.

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

A Sapico Motos precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser. Para obter mais informações, confira nossa Política de Privacidade.