Aprilia RSV4 R APRC 2013: Uma Sinfonia de Velocidade
Pensando em oferecer um produto muito semelhante as motocicletas utilizadas no World Superbike ao público, a Aprilia desenvolveu a partir do chassi RS Cube 2 o modelo RSV4, uma motocicleta de dinâmica ágil e motor vigoroso capaz de entregar uma experiência de pilotagem incomparável.
Fabricada em Noale na região de Veneto na Itália, a Aprilia RSV4 R traz consigo uma historia rica em conquistas, são 3 títulos de piloto e 4 títulos de construtores no World Superbike, somando os outros campeonatos mundiais. Em 2013 a fabricante pertencente ao grupo Piaggio somava mais de 50 conquistas.
As conquistas do modelo RSV4 fizeram com que nos últimos 11 anos o modelo passasse apenas por atualizações eletrônicas e ajustes de potencia, mexendo pouquíssimo em seu visual, chassi e estrutura mecânica, comprovando-se estar a frente de seu tempo.
Equipada com um motor V4 desenvolvido especialmente para o WSBK acoplado a um cambio mecânico de 6 marchas com Quickshifter, é capaz de entregar 180 cavalos de potencia e 11,2kgm.f de torque, movendo cerca de 180kg em ordem de marcha.
Com um motor extremamente potente e uma estrutura leve e altamente maleável, a RSV4 precisava de um sistema eletrônico a sua altura, o APRC (Aprilia Performance Ride Control), o sistema de ajustes eletrônicos exclusivo da Aprilia, trazendo mais segurança e desempenho para o seu uso.
O APRC oferece ao condutor, diversos níveis de controle de tração, 3 modos de pilotagem, ajustes de níveis dos freios ABS, Quickshifter e antiwheeling.
Tecnologia na RSV4 R APRC
- APRC – Aprilia Perfomance Ride Control
- Freios ABS Bosch
- Controle de Tração
- Modos de Pilotagem
- Quickshifter
- Antiwheeling
- Controle de Largada
- Acelerador Ride-by-wire
Ficha técnica da RSV4 R APRC
- Consumo médio: nd
- Capacidade do tanque: 18,5L
- Motor: 4 cilindros em V, refrigeração líquida, 999,6cc
- Potência e torque: 180cv à 12.500rpm |11,9kgm.f à 10.000rpm
- Câmbio: Manual de 6 marchas
- Suspensão D: Telescópica invertida, 130mm de curso, totalmente ajustável
- Suspensão T: Mono amortecedor com 130mm de curso, totalmente ajustável
- Freios: ABS. Disco simples de 320mm com pinça de 4 pistões + Disco de 220mm com 4 pistão
- Peso (seco) : 185kg