A SP-312, mais conhecida como estrada dos Romeiros é perfeita para fazer moto turismo! A rota liga Itu a Barueri, margeando o rio Tietê (limpo) quase na totalidade dele. O visual da estrada é muito bonito e é muito prazeroso fazer uma viagem de moto por esse percurso.
A estrada dos Romeiros é muito usada também para fazer teste e avaliação de carros, além óbvio de estar no roteiro de muitos viajantes.
Se você gosta de pegar a sua moto e sair por aí, sem necessariamente ter um destino definido, a estrada dos Romeiros é perfeita para você aproveitar essa necessidade de sentir o vento, o asfalto e a máquina. Um encontro motociclista no local é perfeito para os entusiastas de moto!
Como chegar a estrada dos Romeiros
A estrada começa em Barueri, mas fica mais interessante a partir do quilômetro 48 da rodovia Castello Branco, sentido interior, um pouco antes de chegar em Araçariguama. O trajeto não é longo e demora um pouco mais de uma hora para fazer todo o percurso, basta seguir para Pirapora do Bom Jesus, na sequência para Cabreúva e finalmente Itu.
O passeio não é dos mais fáceis para as pessoas que não moram no Estado de São Paulo, mas para os entusiastas do moto turismo, vale muito a pena colocar no roteiro uma viagem passando pela estrada dos Romeiros.
Atrações
Quem for fazer uma viagem de moto na estrada dos Romeiros pode se preparar para uma natureza abundante e curvas sinuosas gostosas de serem rompidas.
Vale muito a pena fazer um encontro motociclista na região por conta das inúmeras atrações presentes nos arredores!
Na sua viagem de moto para a estrada dos Romeiros a dica é aproveitar esses pontos:
Casarões e museus pela cidade. Muitas igrejas são encontradas lá.
Cenário de novelas e campanhas publicitárias. Um dos lugares pioneiros no turismo rural. Existem diversos doces a venda, todos produzidos lá.
- Gruta da Glória;
Escadas de pedra que levam a um mirante com vista para o Rio Tietê (diferente do da capital, com corredeiras e cheio de pedras)
- Estrada Parque;
Rota que vai serpenteado em meio a natureza entre Cabreúva e Itu. Em momentos a vegetação faz um túnel na estrada.
- Portal dos Romeiros;
Grande monumento de fé no Estado. Tem vista para Pirapora de Bom Jesus.
- Cine avião JK e roda gigante;
Aeronave que já transportou a rainha da Inglaterra e foi usado como avião reserva do presidente brasileiro.
A estrada dos Romeiros
Fazer uma viagem de moto pela estrada dos romeiros é muito boa e que oferece uma experiência de sentir a moto no asfalto com muita natureza ao redor, inclusive, em certos momentos, a fauna se aflora e é possível ver espécies como: macacos bugios.
O que deixa a estrada ainda mais sensacional é a vegetação, que é repleta de ipês, jequitibás-rosa e outras árvores que, em certos momentos, encobrem toda a estrada, fazendo como se fosse um túnel no percurso.
Um moto encontro na estrada dos Romeiros é muito comum e não estranhe se vários amigos seus já tiverem feito uma viagem de moto com esse percurso no roteiro.
No começo, o traçado é bem urbano com faróis, semáforos e lombadas, o que não empolga muito para uma viagem de moto, já que a estrada parece mais uma grande avenida de São Paulo, tendo até trânsito local, mas, aos poucos, começam as curvas e aí a diversão se intensifica.
São cerca de 70 quilômetros de estrada e, grande parte deles, sem acostamento, portanto, fique ligado! Além disso, existe tráfego local, crianças, cavalos, romeiros, charretes, ciclistas e até animais em certos pontos da pista.
A estrada é muito divertida por ser sinuosa e, além disso, ter várias subidas, descidas, o que agrada em muito a todos do moto encontro.
Para os mais curiosos que vão fazer essa viagem de moto, a estrada dos Romeiros foi uma antiga rota que os índios brasileiros indicaram para os Incas chegarem ao litoral e deu certo, uma vez que expedições arqueológicas apontam que eles chegaram ao litoral de Santos.
Dica Sapico:
A estrada dos Romeiros é um passeio sem erros para você que pretende fazer um bate-volta com paisagens lindas, atrações bonitas e uma estrada legal de dirigir. Moto turismo pela região é um tiro certo, basta marcar com os amigos, fazer o roteiro e enrolar o cabo.
Todo cuidado é bom, então quando estiver no encontro motociclista fique sempre de olhos abertos para não ser surpreendido. Além disso, só vá viajar depois de se certificar que sua moto está 100% e que você tem as roupas adequadas. Depois disso é só aproveitar!