Viajar de moto é um sonho para a maioria dos motociclistas. Estrada, vento, velocidade e paisagens sensacionais, você e sua moto apenas. Isso pode ser mais real do que você pensa, não é tão difícil realizar esse sonho!
Obviamente existem viagens e viagens, uma coisa é ir apenas até o litoral ou o interior e outra é conhecer todos os países da América do Sul, mas calma, não desanime, é apenas uma questão de planejamento.
É necessário ter a moto em condições perfeitas, para isso, faça um checkup antes. Além disso, defina o local, veja quanto de dinheiro você tem disponível e comece os preparativos.
Preparando a viagem
Para a viagem ser perfeita e sem inconvenientes, um bom planejamento é vital! A última coisa que você quer é que a sua moto quebre ou que a paisagem não seja tudo isso. Já pensou se a estrada é toda esburacada quando o esperado era uma asfalto lisinho e macio como algodão?
Antes de tudo: pesquise sobre o destino. Rotas, paisagens, hospedagem e afins. Definido o local, é necessário se certificar de que a moto está 110% confiável e em perfeito estado. Não vá se a moto te levantar uma leve dúvida sobre as condições dela.
Leia também: 4 Componentes que você NUNCA deve deixar de fazer manutenção
Não faça o seu próprio diagnóstico da moto, leve-a em um mecânico antes da viagem. É muito mais perigoso do que você pensa ficar parado na estrada onde você não conhece, evite essa experiência.
Antes de viajar de moto, pense na bagagem! Lembre-se, motos não permitem muitos itens no bagageiro. Além disso, certifique-se de que tudo está muito bem preso, caso a sua motocicleta não tenha as maletas laterais.
Cuidados com a moto antes de viajar
A manutenção da moto precisa estar em dia antes de fazer a viagem. Mesmo assim, é melhor prevenir do que remediar. Procure um mecânico de confiança e leve o veículo aos olhos de um especialista.
O melhor dos mundos é a moto estar com a manutenção em dia e você com todos os sentidos direcionados para sentir qualquer sinal negativo que a moto apresente como:
- Instabilidade;
- Barulhos;
- Gasto em excesso de líquidos como combustível e água;
- Trepidação no volante.
São vários problemas que podem te dar uma dor de cabeça enorme na viagem, portanto, fique sempre de olhos e ouvidos atentos quando a viagem estiver chegando perto, mesmo a moto tendo passado pelo mecânico e estando com a manutenção em dia. Lembre-se: a saúde vem em primeiro lugar e é melhor adiar um pouco a viagem e não ter problemas do que passar por apuros.
Planejamento da viagem
Não se engane, não é um fato simples planejar uma viagem de moto. É bem diferente de viajar de carro, avião ou navio. Além dos cuidados com a moto, são necessários cuidados muito mais específicos do que com outros meios de transporte.
Certifique-se sempre antes de viajar de:
- Estudar a rota que será percorrida;
- Mapear as paradas no caminho;
- Ver as condições do clima;
- Checar qualidade da estrada;
- Ver índices de acidentes na rota;
- Levar uma bateria extra para o celular caso a carga do seu não aguente até a primeira parada.
Esses pontos são fundamentais para você realizar o sonho de fazer uma viagem tranquila, logo, estude bem todos os fatores para não passar por problemas desnecessários.
Roupas e acessórios para moto
Viajar de moto não é a mesma coisa que ir até padaria. Não dá para ir de chinelo, sem uma jaqueta e os equipamentos necessários. Lembre-se sempre de que você vai ficar muito tempo sentado na mesma posição e dirigindo, por isso, é preciso estar bem equipado para ficar seguro e confortável.
Veja algumas dicas antes da viagem:
- Vá com calçado reforçado e fechado (bota desenvolvida para motociclistas são a melhor opção);
- Use uma calça com proteção no quadril e joelhos;
- Vista a jaqueta apropriada para motociclistas, ela tem um tecido mais resistente e tem proteção reforçada na coluna, ombros e cotovelos;
- Luvas reforçadas;
- Capacete afivelado e com viseira sempre fechada.
Tomando esses cuidados você minimiza a chance de ser surpreendido no meio da viagem!
Leia também: Os equipamentos indispensáveis para a segurança do motociclista.
Estilo de pilotagem
Por último, mas não menos importante, pilote com cautela e defensivamente. Não, isso não significa que você deve ir devagar, mas sim que deve respeitar a velocidade máxima da pista, principalmente se você estiver passando pela primeira vez por lá.
Além disso, lembre-se: viajar de moto é diferente de andar na cidade. É preciso manter os faróis acesos, não ultrapassar pela direita e, de preferência, ficar no meio da faixa. Fazer uma manobra arriscada ou ser imprudente pode levar a sua vida, portanto, pense bem antes de pilotar de qualquer jeito na estrada.
Fora tudo isso, manter uma velocidade constante ajuda a economizar combustível. Trocando em miúdos, se for possível não frear desnecessariamente e não acelerar a toa, além de dirigir com segurança você vai fazer muitos quilômetros com poucos litros de combustível. Agora que você já sabe todas as dicas da Sapico, é só preparar a viagem e ir!